quarta-feira, 26 de abril de 2017

4 ESTAÇÕES NA VIDA CRISTÃO

4 estações na vida cristã.
Outono - Tempo de colher os frutos!
Com o outono chegam os momentos adversos. Para alguns as perdas trazem sofrimento, a outros a oportunidade de se renovarem livrando-se dos preconceitos, assim como as árvores se livram das folhas secas. Estranhamos um pouco, pois as coisas já não são como antes. As chuvas, apesar de esporádicas, umedece a nossa roupa e nos dá uma certa sensação de desconforto. Achamos que passa logo e acabamos deixando de enfrentar os factos como eles realmente são.
O significado da palavra Outono é “tempo de ocaso”. Entre outras coisas, ocaso significa “pôr-do-sol, poente, decadência, declínio, ruína, fim, final, termo, morte”. O Outono é caracterizado por um abaixamento das temperaturas médias e pelo amarelar e queda das folhas das árvores. Há fases em nossas vidas que se parecem com o Outono. As expectativas que tínhamos começam a murchar, os sonhos parecem declinar como o pôr-do-sol, nossos projetos parecem amarelar e cair por terra, a deceção e a frustração aparecem. Os outonos das nossas vidas não são muito agradáveis, mas são reais.
A estação do Outono, é caracterizada pela preparação. Nesta fase, o melhor exemplo é dado pela natureza, através das árvores, pois elas “abrem mão de suas folhas”, já que, estas consomem muita energia metabólica, e o que podemos constatar é uma árvore ficando desfolhada. Isso porque ela percebe que virá o inverno. Na bíblia, personagens como Davi e Moisés, antes de passarem para o inverno de suas vidas, se preparavam. Daniel jejuou e orou mais, ao saber da possibilidade de ser lançado na cova dos leões e Moisés, passou por 40 anos na casa de faraó e 40 anos no deserto, antes de guiar o seu povo. Eles tiveram a necessidade de se preparar. Muitas vezes, percebemos que em nossas vidas surgirá uma adversidade, um momento de inverno, como uma prova de concurso, um momento difícil, e negligenciamos isto. Quando nos depararmos com esta fase no inverno o que acontecerá? Perderemos pelo simples facto de não nos termos preparado, mas venceremos se nos tivermos preparado no Outono. Perder, aqui significa não estar preparado para a batalha.
O Outono Espiritual
Muitas vezes os ventos do outono sopram fortes contra nós, e, quais folhas, nossos sonhos vão embora, ao sabor dos ventos. Parece até que a vida vai sendo despedaçada e tudo vai desmoronar. São os ventos das grandes provações. Eles veem em forma de enfermidades, lutos, perdas e desencantos. Embora seja a estação das folhas que caem, o Outono é também o momento em que a vida se renova. É quando Deus nos tira da superficialidade, criancice, do egoísmo, da carnalidade, alma complicada, complexa e que se debate sempre. A Bíblia diz: “Depois da tempestade vem a bonança”. Suportar o Outono, com paciência, é renovar-se para a vitória que chegará


A imagem pode conter: atividades ao ar livre e texto

Nenhum comentário: